Como a DeepSeek Afetou o Mercado Americano

Como a DeepSeek Afetou o Mercado Americano

A nova inteligência artificial chinesa, a DeepSeek, teve um "boom" inimaginável. De algo que pouquíssimas pessoas estavam tendo ciência da existência para um dos principais aplicativos nas buscas da Google Play de a AppStore.

O que é DeepSeek?

DeepSeek é uma empresa de inteligência artificial chinesa criada por Liang Wengfeng. Essa produziu a IA que colocou as gigantes de tecnologia do Vale o Silicio no "chinelo". A priori, a DeepSeek-R1 é um modelo de inteligência artificial como o ChatGPT que obteve resultados equiparáveis a esse e a outros sistemas de IA's americanos, porém com menos custo de hardware.

Como pode influenciar no mercado?

O custo para manter esses equipamentos e sustentar essa tecnologia é absurdamente menor. 

No fim de Dezembro de 2024, a DeepSeek lançou um modelo de linguagem de código aberto e gratuito com um custo de U$ 6 milhões. O que é uma queda absurda se comparado com uma média de U$ 100 milhões usados para treinar os modelos americanos de IA. Entretanto, não é possível afirmar com 100% de certeza que essa queda de 94 milhões de dólares é verdadeira. 

Não há muitas informações sobre a startup de Hangzhou (cede da 'startup' chinesa) por trás dessa nova inteligência artificial. De acordo com alguns artigos de pesquisadores da empresa, esse modelo DeepSeek-V3, com lançamento em 10 de Janeiro, usou chips H800 da Nvidia. Esses hardwares não são os melhores do mercado para essa tecnologia. Inicialmente foram produzidos como um equipamento de capacidade reduzida para driblar as restrições de vendas para a China, mas foram posteriormente banidos devido as sanções dos Estados Unidos.

Em pouquíssimos dias a DeepSeek tornou-se amplamente requisitada o que causou alterações brutais na bolsa de valores dos Estados Unidos. As empresas de tecnologia americanas perderam uma máxima de U$ 1 trilhão em valor de mercado no decorrer do dia o que, sem dúvidas, é algo que deixou os líderes desse ramo tecnológico americano de olhos abertos para novos progresso tanto de sua parte quanto da nova concorrente emergente.

influências no mercado

Em contra partida

Ainda não é possível afirmar que a DeepSeek é tão "destruidora" para as tecnologias americanas quanto aparentou ser. De fato, a queda trilhonária foi algo inesperado. Mas é uma resposta a curto prazo de um mercado tecnológico globalizado. Por tanto, pode ser visto como algo normal já que foi uma ascensão enorme em um período de tempo muito curto.

É fundamental que essa nova tecnologia chinesa não seja encarada como algo puramente negativo para o mercado americano e nem como algo que irá deixar o gigante asiático quilometros a frente em desenvolvimento de inteligência artifical (ao menos nesse momento). 

Por mais que foi de fato um crescimento nocauteante aos olhos americanos, é uma tecnologia nova e, como diz nos artigos, são a priori feito de hardwares simples e têm muito a ser desenvolvido para deixar a frente no ramo tecnológico. A DeepSeek deve ser visto como um incentivo para desenvolvimento das gigantes americanas para se adaptarem e atenderem a esse novo concorrente possivelmente voraz. 

Como disse o CEO da OpenAI (empresa fundadora do ChatGPT): “O DeepSeek-R1 é um modelo impressionante, principalmente em relação ao que eles conseguem entregar pelo preço. Obviamente, entregaremos modelos muito melhores, e também é legítimo e revigorante termos um novo concorrente! Faremos alguns lançamentos”.

Comentários

Leia também

15 Livros Que Você Precisa Ler Para Enriquecer

São Paulo: 471 Anos de História, Cultura e Economia